Fernando Mendes

Fernando Mendes nasceu a 15 de Junho de 1937, em Seia.

Aos 10 anos de idade veio para Lisboa, mas somente em 1953 entrou para o Sporting Clube de Portugal A 29 de Novembro, realizou o seu primeiro jogo contra o Colégio Nun’Álvares. Quatro anos mais tarde (a 10 de Fevereiro de 1957) teve a sua estreia como titular na primeira equipa leonina, diante do Atlético, na vitória por 3-0.

Em 1964, Fernando Mendes viveu uma época de glória, com a conquista da Taça dos Vencedores das Taças. Como capitão de equipa foi o primeiro a erguer o tão desejado troféu. O segredo revelou-o de seguida: ‘Tínhamos uma força psicológica que nos permitia vence até a dor. Por exemplo, antes do segundo jogo com o MTK, Géo e José Carlos sofreram entorses mais ou menos preocupantes. Um pandemónio! Só tínhamos 16 jogadores, sem eles o que seria de nós? As mãos mágicas de Manuel Marques funcionaram, mas foi a bravura deles que lhes permitiu jogar com os pés ligados, que mais pareciam trambolhos. Éramos uma família dentro e fora de campo, mesmo quando tínhamos de pegar um ou outro pelos colarinhos. Por exemplo, o Carvalho deu duas estaladas ao Pérides, simplesmente porque ele entrou a medo numa jogada de perigo dentro da área, permitindo a um húngaro cabecear à vontade. Caímos-lhe todos em cima, dizendo que naquela equipa não eram permitidas mariquices. Foi remédio santo’.

O Sportinguismo de Fernando Mendes foi um dos motores principais da sua brilhante carreira. Os outros foram a capacidade técnica, a disponibilidade física, um agudo sentido táctico e também a sua personalidade e capacidade de ser ouvido em campo.

Lesionou-se, com muita gravidade, ao serviço da Selecção Nacional e, por isso, a sua carreira como jogador terminou cedo demais (aos 27 anos), quando tinha ainda muito para dar ao Sporting e ao futebol português. Foi no dia 25 de Abril de 1965 em Bratislava, aos três minutos de jogo, na sequência de uma entrada duríssima de um jogador checo, de seu nome Kavasnak. Durante dois anos tentou o regresso, mas em vão.

Seguiu-se a função de responsável pela orientação de muitos jovens que se tornaram figuras de primeira grandeza do futebol nacional e internacional. Em 1979/1980, tomou conta da equipa principal a partir da 10ª jornada e levou-a ao título nacional. Voltaria a técnico principal em 2000/2001, substituindo Augusto Inácio durante algumas jornadas.

Curriculum:
   Nome: Fernando Mamede Mendes
   Local de Nascimento: Seia
   Data de Nascimento: 15 de Junho de 1937
   Início de Carreira no Sporting: 1957
   Internacionalizações: 21

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           2 Campeonatos Nacionais
           1 Taça de Portugal (1962/63)
           1 Taça dos Vencedores das Taças