Beto Acosta

'Beto' Acosta nasceu, em Arocena (Argentina), a 23 de Agosto de 1966.

Foi jogador do Santa Fé, San Lorenzo e Boca Juniors (Argentina), Toulouse (França), Universidade Católica (Chile) e Yokohama Marinos (Japão).

Representou o Sporting, desde 1998 a 2001, mas apesar de ter sido curto o tempo, não deixou de ficar preso ao Clube para sempre, como demonstrou a sua inclusão na Comissão de Honra do 1º Centenário do Sporting Clube de Portugal. Como ele próprio afirmou: 'Sou um Sportinguista de alma e coração, e estarei em Lisboa sempre que for preciso, ao lado do meu Sporting'.

Na época de estreia, em 1998-1999, fez 13 jogos para o Campeonato Nacional e marcou 3 golos. Em 1999-2000, com Giuseppe Materazzi no comando técnico, as coisas iam pelo mesmo caminho: era suplente e só entrava nos últimos minutos. Foi então que Augusto Inácio, que rendeu o italiano à 6ª jornada, lhe conferiu o estatuto por que tanto ansiava. O processo então iniciado conduziu-o ao pedestal de uma das maiores figuras leoninas, o goleador que quebrou o longo jejum. Em 33 jogos, Acosta apontou 22 golos e foi determinante para o título nacional.

A sua despedida ocorreu, a 27 de Maio de 2001, em pleno antigo Estádio José Alvalade, frente ao Marítimo, jogo que os leões venceram por 1-0. Em termos globais, o avançado argentino despediu-se com um total de 99 jogos oficiais e 48 golos, com um parcial de 78 jogos e 39 golos para o Campeonato Nacional.

Representou a Selecção Nacional da Argentina 25 vezes, tendo conquistado 2 Copas América em 1993 e 2003 e uma Copa do Rei Faiyak na Arábia Saudita em 1992.

Rápido a reagir, veloz, forte no contacto directo, espontâneo no remate e excelente a cabecear, compensando com posicionamento o défice em altura, Acosta fez vibrar os adeptos leoninos e deixou muitas saudades na nação verde-e-branca. Respondeu dentro de campo a quem lhe chamava velho, tendo ganho rapidamente um apelido bem aplicado à sua forma de jogar: 'El Matador'.

Terminou a sua carreira de futebolista no seu país, com 37 anos, no San Lorenzo de Almagro.

Curriculum:
   Nome: Alberto Federico Acosta
   Local de Nascimento: Arocena (Argentina)
   Data de Nascimento: 23 de Agosto de 1966
   Início de Carreira no Sporting: 1998
   Internacionalizações: 25

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Campeonato Nacional
           1 Supertaça "Cândido de Oliveira"