Visconde de Alvalade

    

 

Alfredo Augusto das Neves Holtreman nasceu, em Santarém, a 6 Abril de 1837.

Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra e exerceu com justo renome a advocacia. Casou em 1859 com Julieta Guerin, matrimónio do qual nasceram duas filhas, uma delas também Julieta que viria a ser a mãe de José Holtreman Roquette (José Alvalade).

O Rei D. Carlos outorgou-lhe o título de Visconde no dia 22 Junho de 1898, e de Alvalade por ter sido"Campos de Alvalade" o nome primitivo do Campo Grande, onde o Visconde residia e tinha vastas propriedades.

O Visconde de Alvalade presidiu ao Campo Grande Foot-ball Club que, com fundamento, deve ser considerado o antecedente do Sporting Clube de Portugal. Dedicando ao seu neto José Alfredo Holtreman Roquette (José Alvalade) uma afeição levada ao máximo, acompanhou-o quando este se desligou do Campo Grande Foot-Ball Club, ajudando-o, moral e materialmente, a fundar o Sporting Clube de Portugal. Sem a sua ajuda não teria sido possível fundar um Clube tão grande desde a sua primeira hora: cedeu os terrenos do Sítio das Mouras e uma das casinhas da Alameda das Linhas de Torres para que o Sporting dispusesse de campo atlético, sede e balneários. Além destas facilidades, juntou aos duzentos mil réis de José Alvalade e aos cinquenta de outros fundadores, os trezentos que completaram os quinhentos e cinquenta mil réis gastos no arranjo do campo e da sede.

Foi o primeiro Presidente da história do Sporting Clube de Portugal (eleito a 8 de Maio de 1906), tendo exercido funções até 1910. Entre 1910 e 1917 foi ainda, por oito vezes, Presidente da Assembleia Geral.

Fundador, considerado Sócio Protector em 1906 (conforme cláusula incluída nos Estatutos) e Sócio Benemérito a 29 Janeiro de 1910, foi proclamado Sócio de Honra em Novembro de 1912.

Em 1907 redigiu os segundos Estatutos do Clube, neles se reflectindo sãos e exclusivos propósitos em favor da Educação Física, das práticas desportivas e da preparação dos seus técnicos. A colaboração do Visconde foi constante e notável nas reuniões sociais e nos certames organizados pelo Sporting, franqueando a sua mansão aos concorrentes e convidados, oferecendo chás e, por vezes, até lautos almoços a equipas adversárias de cricket, ténis, futebol e aos jornalistas desportivos.

No entanto, o grande desgosto causado pelo prematuro falecimento do seu neto José Alvalade, em 1918, fê-lo afastar-se completamente da vida do Clube, vindo a falecer em 22 Junho de 1920.

Em 6 de Abril de 2006, aquando das Comemorações do 1º Centenário do Sporting Clube de Portugal foi descerrada na Praça Centenário, na entrada principal do Estádio José Alvalade, uma peça escultória do Visconde de Alvalade, da autoria de Mestre Lagoa Henriques, com o seguinte texto: "Nesta peça escultórica do 1º Presidente do Sporting Clube de Portugal homenageamos todos os Presidentes e Dirigentes que ao longo de 100 anos serviram com Esforço, Dedicação e Devoção este grandioso Clube".