Venâncio

 

Pedro Venâncio nasceu a 25 de Novembro de 1963, em Setúbal.

Referenciado nas camadas jovens do Vitória de Setúbal como futebolista de grande futuro, foi internacional juvenil por quatro vezes. Quando se transferiu para o Sporting, em 1981/1982, ainda com idade de júnior, prosseguiu a caminhada como jogador internacional: 13 jogos nos Sub18 e 4 nas Esperanças.

Atingiu a equipa principal do Sporting Clube de Portugal em 1982/1983, tendo-se estreado logo na 1ª jornada frente ao Marítimo no ‘velhinho’ Estádio José Alvalade: os leões venceram por 1-0 com um golo solitário de Virgílio aos 73 minutos. Na sua época de estreia realizou 20 jogos. Em Setembro de 1982, o jornalista João Marcelino afirmou aquando do jogo Sporting–Dinamo de Zagreb: ‘Muito se tem falado, e por certo se continuará a falar de Venâncio. O essencial é que ele saiba ouvir… tem 18 anos, uma extraordinária propensão para o lugar, um futuro radioso à sua frente. A sua grande virtude neste jogo foi saber meter o pé, ser duro, quando tal se impôs. Formou com Zezinho uma dupla perfeita’.

Defesa central com apreciáveis atributos técnicos e um posicionamento que lhe dava vantagem na maior parte das situações, Pedro Venâncio jogou 10 épocas de leão ao peito, participou em 268 encontros (209 para o Campeonato Nacional) e foi capitão de equipa, cargo que exerceu com autoridade e capacidade de motivação.

Prova do seu espírito lutador, Pedro Venâncio construiu a sua carreira em permanente superação de um problema congénito nas articulações dos joelhos, detectado muito tarde: foi quatro vezes operado ao joelho esquerdo e duas ao direito. Entre as várias interrupções que teve a sua actividade desportiva, uma foi particularmente dolorosa: convocado para o Mundial de 1986 no México, acabou por ficar de fora pela necessidade de nova operação.

Na época 1990/1991 realizou 39 jogos capitaneando a equipa no ‘sonho’ da conquista da Taça UEFA, onde o Sporting Clube de Portugal seria eliminado às portas da final perante o Inter de Milão (equipa que viria a ganhar a competição).

Mesmo sem conquistar qualquer título no Clube, Pedro Venâncio deixou uma imagem exemplar de profissionalismo, despedindo-se de Alvalade em 1992, jogando ainda mais duas épocas no Boavista.

Regressou ao Sporting para fazer parte dos quadros técnicos, entre 1997-2000, e onde obviamente destacamos a sua presença na equipa técnica liderada por Augusto Inácio e que conquistou o tão ambicionado título em 1999/2000.

Curriculum:
   Nome: Pedro Manuel Regateiro Venâncio 
   Local de Nascimento: Setúbal 
   Data de Nascimento: 25 de Novembro de 1963
   Início de Carreira no Sporting: 1982
   Internacionalizações: 21

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           Não tem