Vasques

                                                    

Manuel Vasques nasceu a 29 de Julho de 1926.

Natural do Barreiro, cedo se destacou na equipa da CUF – empresa onde trabalhou como aprendiz de carpinteiro – conseguindo entrar na formação principal com apenas 17 anos.

O seu talento deu rapidamente nas vistas e os clubes da capital começaram a sondá-lo para uma eventual transferência. Esteve perto de assinar pelo Benfica: ainda fez três treinos e só não ficou porque o tio e ídolo Soeiro – que fez carreira em Alvalade -, contou aos responsáveis leoninos o interesse do ‘eterno rival’ e estes avançaram de imediato para a sua contratação, oferecendo-lhe 18 contos de luvas e um ordenado de 600 escudos. Entrou em Alvalade com 20 anos, ao lado de José Travassos, o inseparável amigo de quem foi parceiro, tanto nos relvados como na vida empresarial.

Na sua época de estreia, em 1946/1947, os leões conquistaram o Campeonato de Lisboa e o Campeonato Nacional da I Divisão (com uma impressionante média de 4,73 golos por partida). Vasques apontou 12 golos no total. O treinador leonino era o inglês Robert Kelly.

Foi considerado o mais elegante e o verdadeiro artista dos ‘Cinco Violinos’ que encantaram o Sporting, Portugal e o Mundo. Apelidaram-no de ‘Malhoa’, como o famoso pintor, tal a arte que saia dos seus pés. Desprezava as soluções simples, preferido adornar cada lance, pintar uma tela em cada jogada, mas nem essa faceta artística o impediu de ficar na história do clube de Alvalade como um dos mais bem sucedidos jogadores nacionais.

É o segundo jogador da história verde-e-branca com mais golos no Campeonato Nacional com um total de 191 remates certeiros. Em 1950/1951 teve a época mais produtiva de todas, conseguindo consagrar-se como o melhor marcador nacional, com 29 golos. Esteve nos jogos inaugurais da Taça dos Clubes Campeões Europeus (frente ao Partizan de Belgrado, em 1955) e do antigo Estádio José Alvalade (diante do Vasco da Gama, a 10 de Junho de 1956).

Despediu-se dos relvados a 7 de Setembro de 1958, diante do Belenenses. Anos mais tarde foi funcionário do clube, trabalhando na Loja Verde.

Faleceu a 10 de Julho de 2003, a menos de um mês da inauguração do novo Estádio José Alvalade.

Curriculum:
   Nome: Manuel Soeiro Vasques 
   Local de Nascimento: Barreiro
   Data de Nascimento: 29 de Julho de 1926
   Início de Carreira no Sporting: 1946
   Internacionalizações: 26

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
            8 Campeonatos Nacionais 
            2 Taças de Portugal 
            1 Campeonato de Lisboa