Rui Jorge

Rui Jorge nasceu, em Vila Nova de Gaia, no dia 27 de Março de 1973.

Começou a jogar futebol nas camadas jovens do FC Porto, aos 9 anos, como médio ofensivo. Orientado por Augusto Inácio nos juniores, seguiu com o técnico para Vila do Conde em 1991/1992. Foi lá que se estreou como sénior, impondo-se facilmente como titular a defesa esquerdo (31 jogos, 2 golos). As boas exibições e a regularidade patenteada, uma das suas características, levaram-no de regresso às Antas, logo na época seguinte, onde iria permanecer 6 temporadas.

Protagonizou em 1998/1999 uma transferência pouco habitual em Portugal quando o Sporting e o FC Porto fizeram uma permuta de jogadores sem envolver dinheiro: Rui Jorge e Bino foram para Alvalade; Peixe e Costinha para as Antas. Estreou-se na primeira equipa dos leões, a 24 de Agosto de 1998, no Bonfim, num empate a uma bola com o Vitória de Setúbal, curiosamente com um golo de Bino. Disputava-se a 1ª jornada e o treinador leonino era o croata Mirko Jozic.

Transformou-se rapidamente numa peça fundamental da equipa leonina durante 7 épocas: eficiente a defender e ao mesmo tempo capaz de apoiar o ataque. Foi, sempre, um jogador muito regular e um enorme profissional, respeitado por todos, pela sua postura equilibrada e forte personalidade. A inteligência táctica e a perfeição técnica eram outras suas características.

Em 1999/2000 voltaria a ser treinado por Augusto Inácio, pela mão do qual viria a conquistar o tão desejado Campeonato Nacional após um jejum leonino de 18 anos. Ao longo dessa época actuou em todos os jogos, sendo 33 vezes titular e suplente utilizado em uma ocasião. Na conquista do Campeonato Nacional de 2001/2002 – o romeno Laszlo Boloni era o treinador, o qual dedica vários elogios ao esquerdino no seu livro – realizou 30 dos 34 jogos da competição.

Rui Jorge foi 45 vezes internacional (nenhum outro jogador do Sporting tinha atingido esta marca), tendo participado nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996), Campeonato da Europa (2000 e 2004) e no Campeonato do Mundo de 2002, realizado na Coreia e Japão.

Terminou o seu vínculo ao Sporting Clube de Portugal de modo abrupto e inesperado: em 2005/2006 após a final da Taça UEFA perdida com o CSKA de Moscovo em Alvalade, rumou para o Belenenses onde viria a terminar a sua carreira de futebolista, aos 33 anos. Iniciou logo de seguida uma carreira de treinador, sendo actualmente o seleccionador nacional dos Sub-21.

Curriculum:
   Nome: Rui Jorge de Sousa Dias Macedo de Oliveira
   Local de Nascimento: Vila Nova de Gaia
   Data de Nascimento: 27 de Março de 1973
   Início de Carreira no Sporting: 1998
   Internacionalizações: 45

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           2 Campeonatos Nacionais
           1 Taça de Portugal
           2 Supertaças 'Cândido de Oliveira'