Reis Pinto

Henrique Ruivo Reis Pinto nasceu, na Figueira da Foz, a 23 de Dezembro de 1925.

Professor de Educação Física, licenciado pelo Instituto Nacional de Educação Física, praticou vários desportos, nomeadamente ginástica, basquetebol, voleibol, futebol e remo. Ingressou no Sporting Clube de Portugal em 1948 e manteve-se no Clube até 2004. Em 56 de leão ao peito, foi praticamente tudo em Alvalade: seccionista, preparador físico, director desportivo e vogal do Conselho Directivo.

A secção de ginástica chegou a ter 7.500 aluno no antigo Estádio José Alvalade. Quando se referia ao velho Estádio usava esta expressão: ‘Estas paredes são para mim a universidade onde me doutorei. Olho para elas com o máximo de respeito e orgulho. Conheci ali dirigentes, colegas e alunos que me encheram de orgulho em ser Sportinguista’. Foi ele, também, o grande responsável pelos saraus anuais no São Luís e no Coliseu dos Recreios. Mais recentemente, foi responsável pela criação do actual Edifício Multidesportivo que alberga os ginásios, as piscinas e os demais espaços para a prática das modalidades amadoras que ele tanto defendeu.

No futebol verde-e-branco, o seu nome será para sempre recordado: foi o preparador físico dos leões que conquistaram o Campeonato Nacional (1962), a Taça de Portugal (1963) e a Taça dos Vencedores das Taças (1964). 

Devido à sua enorme perseverança, Portugal recebeu (em 2003) a mais importante manifestação gímnica: a Gymnaestrada. Uma reunião inigualável, onde, sem qualquer intuito competitivo, milhares de praticantes, de inúmeros países, exibem os seus dotes, dando corpo à velha máxima do desporto para todos: mente sã em corpo são!

Na Federação Portuguesa de Ginástica foi Director Técnico de Ginástica Geral, Membro do Comité Técnico de Ginástica Geral e Presidente da Direcção. Em 1977, foi nomeado representante do Ministério da Educação junto do Comité Inter-Governamental da UNESCO em Paris. Também em representação de Portugal, esteve no Conselho da Europa em Estrasburgo, em 1977.

Foi condecorado, a nível nacional e internacional, com as mais representativas condecorações:
   ‘Leão de Ouro’ – Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, em 1978
   Medalha de Mérito Desportivo - Governo da Nação, em 1982
   Comendador da Ordem do Infante - Presidência da República, em 1982
   Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ginástica, em 1982.
   Medalha ‘Reconhecimento’ - União Europeia de Ginástica, em 1993
   Colar ‘Valor, Mérito e Bons Serviços’ – Federação Portuguesa de Ginástica, em 1995

Ao longo de toda a sua vida, frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento no estrangeiro. Em seu nome (e abordando temas da sua especialidade) tem várias publicações, revistas e livros. Proferiu numerosas conferências sob os temas da sua eleição.

Faleceu a 3 de Abril de 2004.