Pedro Barbosa

Pedro Barbosa nasceu 6 de Agosto de 1970, em Gondomar.   

Destacou-se nos escalões de formação do FC Porto, mas teve depois que fazer uma travessia no deserto até explodir no escalão principal em representação do Vitória de Guimarães. Foi por esta equipa que chegou à Selecção Nacional, tendo apontado um golo soberbo a 22 de Fevereiro de 1995, que permitiu derrotar a Holanda, em Eindhoven.

No final dessa época desportiva transferiu-se para Alvalade e com ele chegaram jogadas geniais, apenas ao alcance de alguns eleitos. Teve a sua estreia com a camisola verde-e-branca a 6 de Agosto, no empate 0-0 com o FC Porto, em pleno Estádio José Alvalade. O treinador leonino era Carlos Queirós.

Tinha um estilo que despertava paixões, incluindo as de sentido oposto, na própria nação verde-e-branca. Assente na estética de quem parecia fazer tudo em esforço, escondia-se um génio do futebol, que pensava mais depressa, executava melhor e tinha a arte sublime de simplificar os lances aparentemente mais complicados. Fazia o que queria com a bola, marcava golos impossíveis e tinha um poder de colocação de passe verdadeiramente notável. Ou seja, Pedro Barbosa jogava e fazia jogar.

Após 10 épocas em Alvalade, muitas das quais vividas na pele de capitão de equipa, Pedro Barbosa apresenta números suficientemente eloquentes para figurar na galeria dos mais destacados jogadores leoninos de sempre: total de 341 jogos com 51 golos marcados.

Terminou a carreira de jogador profissional no final da época 2004/2005 e no final da sua brilhante carreira desportiva viveu dois momentos menos felizes: foi o capitão de equipa na final da Taça UEFA perdida em pleno Estádio José Alvalade diante dos russos do CSKA de Moscovo e, poucos dias depois foi expulso naquele que foi o seu último jogo com a camisola verde-e-branca (derrota 2-4 frente ao Nacional da Madeira numa péssima arbitragem que arrastou os leões para a terceira posição).

Curriculum:
   Nome: Pedro Alexandre dos Santos Barbosa
   Local de Nascimento: Gondomar
   Data de Nascimento: 6 de Agosto de 1995
   Início de Carreira no Sporting: 1991
   Internacionalizações: 22

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           2 Campeonatos Nacionais
           1 Taça de Portugal
           2 Supertaças "Cândido de Oliveira"