Osvaldo Silva
Osvaldo Silva nasceu em Belo Horizonte, no Brasil, a 13 de Março de 1934.
Quando chegou a Alvalade já tinha sido campeão (pelo FC Porto) e conquistado duas Taças de Portugal (pelo FC Porto e Leixões). Era um jogador com prestígio no Brasil e, não obstante estar com 28 anos, o treinador Juca não olhou para trás quando percebeu que era possível contratá-lo, em 1962.
Na primeira época de leão ao peito participou em todos os jogos oficiais, foi o segundo melhor marcador da equipa e elemento preponderante na conquista da Taça de Portugal que abriu o caminho ao maior êxito internacional do Sporting Clube de Portugal, a Taça dos Vencedores das Taças.
A época de 1963-1964 seria a da sua explosão, mas para alimentar o mito eterno muito contribuíram dois embates marcantes: a 18 de Março de 1964, fez 3 dos 5 golos com que o Sporting esmagou o Manchester United nos quartos de final e a 5 de Maio, no terceiro jogo da meia-final, com os franceses do Lyon marcou o golo decisivo que colocou os leões na final de Antuérpia. Osvaldo Silva impressionou de tal forma, que os dirigentes franceses se propuseram a pagar cinco mil contos pelo seu concurso, mas o Sporting rotulou-o de inegociável.
A experiência, o companheirismo, as qualidades técnicas excepcionais, a profunda visão de jogo e o remate surpreendente faziam dele um maestro em campo. Tinha um jeito vagabundo de jogar no meio-campo, com explosões desconcertantes e passes rasgados para o coração da área. Nas quatro épocas de leão ao peito, Osvaldo Silva efectuou um total de 111 jogos e marcou 41 golos.
Após arrumar as chuteiras, teve algumas experiências como técnico noutros clubes mas voltou a Alvalade, primeiro como treinador dos juniores (1971) e depois como responsável pela equipa que alinhou na final da Taça de Portugal, e que terminou com vitória leonina sobre o ‘eterno rival’ Benfica por 2-1, na época 1973-1974 (sendo que nessa época, os leões já tinham conquistado o título nacional).
Depois, quase até ao final da vida, foi um ídolo para os mais jovens que com ele aprenderam os segredos do futebol nos escalões de formação do Sporting Clube de Portugal. Nenhum dos seus pupilos – e foram muitos – o esquece!
Faleceu a 15 de Agosto de 2002, vítima de doença prolongada.
Curriculum:
Nome: Osvaldo da Silva
Local de Nascimento: Belo Horizonte (Brasil)
Data de Nascimento: 13 de Março de 1934
Início de Carreira no Sporting: 1962
Internacionalizações: 25 (Brasil)
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
1 Campeonato Nacional
1 Taça de Portugal
1 Taça dos Vencedores das Taças