Oceano

Oceano nasceu em São Vicente, em Cabo Verde, a 29 de Julho de 1962.

Filho de pai portista e mãe benfiquista, desde pequeno se dizia Sportinguista. Começou a carreira no Almada com 13 anos, onde permaneceu até aos 17 anos, altura em que se mudou para Odivelas. Lá ficou somente uma temporada, pois o Nacional da Madeira mostrou interesse no seu concurso. No entanto, não chegou a vestir a camisola dos insulares, porque entretanto recebeu um convite de Pedro Gomes – que tinha renunciado de treinador do Nacional para ser adjunto de John Toshack no clube de Alvalade.

Assinou pelo Sporting Clube de Portugal em 1984 e teve a sua estreia a 9 de Setembro, no Estádio Municipal de Coimbra, onde os leões venceram a Académica por 2-3.

No final da época 1990/1991 abraçou, ao lado do seu colega de equipa Carlos Xavier, uma experiência no estrangeiro, transferindo-se para o Real Sociedad, clube que iria representar nos três anos seguintes.

Em 1994/1995 volta a Alvalade, onde irá cumprir a fase mais afirmativa da sua carreira. Completa mais quatro épocas de leão ao peito, voltando à condição de capitão e é galardoado com um Prémio Stromp ‘Jogador do Ano’, em 1995. Na sua última temporada no Sporting efectua também a sua última internacionalização, em Wembley, contra a Inglaterra. Após ter recebido um convite para transitar para a equipa técnica leonina, prefere continuar a sua carreira com uma nova saída para o estrangeiro. É na formação francesa do Toulouse, em 1999, que abandona os relvados.

Oceano foi um jogador ‘todo-o-terreno’, que ocupou todas as posições em campo – incluindo guarda-redes – com enorme combatividade, total disponibilidade e dedicação Sportinguista. É o quarto jogador da história leonina que mais vezes envergou a camisola verde-e-branca para jogos do Campeonato Nacional (308 no total).

Curriculum:
   Nome: Oceano Andrade da Cruz
   Local de Nascimento: São Vicente (Cabo Verde)
   Data de Nascimento: 29 de Julho de 1962
   Início de Carreira no Sporting: 1984
   Internacionalizações: 54

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Taça de Portugal
           2 Supertaças "Cândido de Oliveira"