Marinho
Mário Mateus nasceu, em Lisboa, a 3 de Setembro de 1943.
Alfacinha de gema, homem e ‘leão’ de Alcântara vestiu a camisola verde-e-branca com uma garra, qualidade e dedicação geradoras de profunda admiração entre os Sportinguistas. Suscitava sensações explosivas, pelo poder de arranque, pela velocidade e pelo superior uso da travagem.
Marinho, começou a jogar futebol nos escalões de formação do Atlético e aí evoluiu até se tornar a principal figura da equipa, de tal forma que foi o grande responsável pela subida da equipa de Alcântara à I Divisão, em 1965/1966. Tinha 23 anos quando equipas de outra dimensão o começaram a sondar: optou pelo Sporting, por o terem tratado quando partiu uma perna ao serviço do Atlético.
Dos seus tempos da Tapadinha levou para Alvalade as capacidades inatas que faziam dele um extremo-direito tradicional: velocidade difícil de acompanhar e um precioso sentido de cruzamento. No Sporting cresceu, amadureceu e tornou-se um jogador de eleição. A sua estreia na equipa principal aconteceu na abertura do Campeonato Nacional de 1967/1968, em Matosinhos, na vitória 1-2 frente ao Leixões.
Nas dez temporadas de leão ao peito, realizou 237 jogos para o Campeonato Nacional e marcou 64 golos (num total de 319 jogos e 88 golos em partidas oficiais). As suas acções ofensivas foram decisivas, como autentico municiador de Yazalde, proporcionando a conquista, por parte do argentino, das botas de ouro europeia e das bolas de prata nacionais.
Na final da Taça de Portugal de 1974, apontou no prolongamento (aos 107 minutos) o golo da vitória diante do ‘eterno rival’ Benfica, um dos mais importantes da sua carreira. Ainda nesse jogo, um minuto antes do tempo regulamentar expirar, foi um passe seu que permitiu a Chico Faria empatar o encontro. O Sporting Clube de Portugal conquistou nessa tarde, em pleno Estádio Nacional, a sua 9ª Taça de Portugal.
Terminou a carreira desportiva no Estoril-Praia, dando precisamente aí início a uma carreira de treinador que contou com passagens pela Selecção Nacional (adjunto de José Torres, entre 1984 e 1986) e pelo Sporting (três jogos como treinador principal na época de 1986/1987, sucedendo a Manuel José): no seu primeiro jogo nessa condição, foi eliminar para a Taça de Portugal o Oriental, em Marvila, por 2-3, com golos de Oceano e bis de Manuel Fernandes.
Hoje em dia, e após afastar-se do mundo do futebol, dedica-se ao ramo da construção civil.
Curriculum:
Nome: Mário da Silva Mateus
Local de Nascimento: Lisboa
Data de Nascimento: 3 de Setembro de 1943
Início de Carreira no Sporting: 1967
Internacionalizações: 5
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
2 Campeonatos Nacionais
3 Taças de Portugal