Marco Aurélio

Marco Aurélio nasceu a 18 de Setembro de 1967, no Rio de Janeiro (Brasil).

Depois de alinhar no América e no Vasco da Gama foi contratado pelo União da Madeira onde realizou quatro épocas de muito bom nível. Patrão da defesa madeirense demonstrou ser um central de grande qualidade, muito rápido, elegante e com um apurado sentido de posicionamento.

Chegou ao Sporting Clube de Portugal, por indicação de Carlos Queiroz, no Verão de 1994. Estreou-se oficialmente para o Campeonato Nacional a 20 de Agosto em Faro (vitória por 0-2), tendo apontado o seu primeiro golo com a camisola verde-e-branca a 26 de Novembro, em Leiria (vitória por 0-3).

Apesar de ter chegado a Alvalade numa altura em que a concorrência era muito forte (o holandês Stan Valckx, por exemplo, não era primeira opção), Marco Aurélio foi sempre titular, tendo realizado na sua época de estreia 34 jogos de leão ao peito. Primeiro formou dupla com Naybet (numa equipa que ganhou a Taça de Portugal e a Supertaça ‘Cândido de Oliveira’), e após a saída do marroquino, apadrinhou o jovem Roberto Severo (Beto) que se afirmou jogando a seu lado.

Para além de ser um dos poucos jogadores do campeonato nacional a envergar um bigode, Marco Aurélio ficou também conhecido por pertencer aos Atletas de Cristo – a par de outros colegas de profissão brasileiros como Lula e Chiquinho Conde, curiosamente com quem travou um duelo no último jogo de leão ao peito, a 15 de Janeiro de 1999, frente ao Vitória de Setúbal (empate sem golos).

Em Janeiro de 1999, quando já estava prestes a completar 32 anos, foi transferido para o Vicenza de Itália, numa altura em que totalizava 215 jogos com a camisola leonina, dos quais 172 oficiais, tendo sido capitão por dezenas de vezes.

Em Itália viveu os difíceis momentos de uma descida de divisão, compensados na época seguinte com a alegria do regresso à Série A, e foi naquele país que terminou a sua carreira jogando em vários clubes de pequena dimensão (Palermo, Cosenza, Spal e Teramo) até aos 38 anos, e deixando em todo lado a sua marca de profissional exemplar.

Carinhosamente tratado pelos adeptos leoninos como ‘imperador’, conheceu em 2010 o novo Estádio José Alvalade, na festa de homenagem a Iordanov (o avançado que bisou no Jamor e que permitiu o seu primeiro título nacional da carreira: a Taça de Portugal de 1995).

Curriculum:
   Nome: Marco Aurélio Cunha dos Santos 
   Local de Nascimento: Rio de Janeiro (Brasil)
   Data de Nascimento: 18 de Fevereiro de 1967
   Início de Carreira no Sporting: 1994
   Internacionalizações: Não tem

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Taça de Portugal 
           1 Supertaça ‘Cândido de Oliveira’