Manuel Passos

Manuel Passos nasceu a 26 de Março de 1922, na freguesia do Machico (Madeira).

Em 1939, com apenas 17 anos é transferido da União da Madeira para o Unidos do Barreiro, clube que em 1944, passaria a designar-se Grupo Desportivo da CUF – de resto, foi mesmo trabalhar para os escritórios da fábrica. Deslumbrado com a grandeza de Lisboa, Manuel Passos cometeu alguns excessos que atrasaram o seu sucesso no mundo do futebol. 

No entanto, o ‘mestre’ Cândido de Oliveira (treinador leonino), em 1948, conhecedor das suas potencialidades escolheu-o para o centro da defesa e não se enganou. Foi um dos melhores centrais do futebol português, comandante indiscutível da defesa leonina e referência absoluta da Selecção Nacional na década de 50: nas 17 internacionalizações para Selecção Nacional foi capitão em 15.

A sua estreia pelo Sporting Clube de Portugal aconteceu, em 1948, num particular realizado na Ilha da Madeira, a sua terra natal. Após uma lesão de Manuel Marques (‘Manecas’), Passos agarrou a oportunidade e só a largou nove anos depois, em Março de 1957.

Manuel Passos tinha uma figura de grande respeito e um comportamento extra-futebol digno de realce: podia não ser tecnicamente perfeito, mas era um jogador de enorme voluntariedade e com uma invejável colocação em campo, de tal forma, que era muito difícil passar por ele ou tornear aquele (último) obstáculo da defesa leonina. Embora tenha ingressado no Sporting apenas aos 26 anos (foi capitão durante 6 épocas), vestiu a camisola verde-e-branca num total de 328 jogos, dos quais 226 oficiais, e nestes, 198 a contar para o Campeonato Nacional.

No dia 4 de Setembro de 1955, integrou o onze leonino no primeiro jogo da história da Taça dos Clubes Campeões Europeus, prova criada pela UEFA a partir de uma ideia lançada pelo jornal francês L’ Équipe. O jogo disputado no Estádio Nacional acabou com um empate a 3 golos, frente aos jugoslavos do Partizan de Belgrado.

Tendo tido a sua festa de homenagem a 2 de Setembro de 1956, Manuel Passos disputaria o seu último encontro em 24 de Março de 1957, por sinal um Portugal-França, o que demonstra haver abandonado o futebol na plena posse dos seus magníficos recursos físico-técnicos, não obstante ter acabado de completar 35 anos de idade.

Faleceu a 10 de Janeiro de 1980, bruscamente, vítima de ataque cardíaco, quando se encontrava em amena conversa com o Dr. António Abrantes Mendes.

 

Curriculum:
   Nome: Manuel Passos Fernandes 
   Local de Nascimento: Machico (Madeira) 
   Data de Nascimento: 26 de Março de 1922
   Início de Carreira no Sporting: 1948
   Internacionalizações: 17

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           5 Campeonatos Nacionais
           1 Taças de Portugal