Manuel Marques

Manuel Marques nasceu, em Lisboa, a 1 de Agosto de 1917.
Começou a dar os primeiros pontapés na bola aos 13 anos no Grupo Desportivo do Campo Grande e passados dois anos ingressou nos infantis do Sporting, tendo cumprido toda a sua brilhante carreira de verde-e-branco.
Envergou a camisola leonina 599 vezes, desde a formação à primeira categoria, facto que lhe confere o 4º lugar de sempre, logo depois de Damas, Hilário e Carlos Xavier. A 15 de Março de 1936 teve a sua estreia na primeira equipa, num jogo em que os leões ganharam ao Belenenses por 4-1, com golos de Mourão, Soeiro e Lopes (2).
Era impiedoso na marcação dos adversários, impunha a sua presença com o físico, mas sempre com a preocupação de jogar dentro das leis. Simples, pacato e dotado de uma personalidade forte, Manuel Marques foi também um grande capitão, admirado e muito respeitado. Esteve perto de duas décadas em Alvalade, somando 355 presenças em jogos oficiais e contribuindo decisivamente para o prestígio de uma grande equipa de futebol. Integrou a célebre equipa dos ‘5 Violinos’, conquistando a Taça Império em 1944, na inauguração do Estádio Nacional a 10 de Junho (vitória 3-2 sobre o Benfica).
Ficou conhecido por ‘Manecas’ ou ‘Manuel do Lenço’, por usar sempre um lenço branco colocado à cintura, oferecido pela sua mãe para limpar as feridas originadas pelas quedas nos campos pelados de então, e que funcionava como uma espécie de amuleto. Um dia explicou: ‘Quando comecei a dar os primeiros pontapés, a velhota, como aparecia muitas vezes com os joelhos esfolados, deu-me um lenço branco para limpar os ferimentos.
Devo, no entanto, acrescentar que até hoje nunca me servi dele, conservando-o sempre como talismã. Todos os anos, no começo da época, recebia um lenço novo, branco como a neve, que a minha mãe me enviava’.
Realizou a sua festa de despedida no dia 5 de Outubro de 1950, onde os leões humilharam o ‘eterno rival’ Benfica por 8-1. Apenas representou a Selecção Nacional em duas ocasiões, estreando-se num Portugal-Espanha logo a seguir à II Guerra Mundial, que marcaria o regresso das Quinas à competição, após interregno forçado pelo conflito.
É o segundo jogador da história do Sporting Clube de Portugal com mais troféus conquistados, num, total de 19, sendo somente superado por João Azevedo com 21 títulos. Adicionalmente, possuía diversas condecorações e louvores, das quais se destacam a Medalha de Mérito da Associação de Futebol de Lisboa e da Federação Portuguesa de Futebol, bem como o louvor da Direcção Geral dos Desportos.
Faleceu a 20 de Fevereiro de 1987.
Curriculum:
Nome: Manuel Soares Marques
Local de Nascimento: Lisboa
Data de Nascimento: 1 de Agosto de 1917
Início de Carreira no Sporting (equipa principal): 1936
Internacionalizações: 2
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
6 Campeonatos Nacionais
2 Campeonatos de Portugal
4 Taças de Portugal
7 Campeonatos de Lisboa