Manuel Caldeira

Manuel Caldeira nasceu, a 14 de Dezembro de 1926, em São Bartolomeu do Sul no concelho de Vila Real de Santo António.
Fez parte da célebre equipa que levou o Lusitano de Vila Real de Santo António à 1ª Divisão Nacional, em 1946/1947. Ao serviço desta equipa, participou numa maldade ao Sporting que amava: o Lusitano ganhou 2-0 aos tricampeões (com um dos golos a ser apontado por José Maria Pedroto), tendo afastado a equipa leonina da quarta conquista nacional consecutiva. Esse jogo valeu-lhe a transferência, tão bem que jogou.
Com a camisola verde-e-branca teve a sua estreia oficial, no dia 17 de Setembro de 1950, num intenso ‘derby’ com o eterno rival Benfica disputado no Estádio Nacional. Os leões venceram por 3-1, sob o comando técnico do inglês Randolph Galloway.
Era um lateral-direito de raiz, que sabia marcar o adversário directo e ainda ajudava no eixo central, onde fazia prevalecer, entre outros argumentos, o bom jogo de cabeça. O seu tempo de entrada aos lances era perfeito e o modo como aplicava o corpo nos duelos individuais, identificavam-no como defesa completo, que entra na lenda leonina como herdeiro de Álvaro Cardoso – o célebre capitão dos ‘5 Violinos’ que abandonou a carreira em 1948.
Disputou 326 jogos ao longo das 9 épocas que representou o Sporting Clube de Portugal. De superstições várias se fez a carreira de Manuel Caldeira: por exemplo, enquanto jogava, a mãe acendia uma vela a um santinho da sua devoção, para que o filho triunfasse e não se magoasse.
Fez parte (do início ao fim) da equipa que conquistou o tetracampeonato nacional (1951 a 1954), contribuiu para a conquista da 2ª Taça Monumental ‘O Século’ e alinhou no encontro inaugural da 1ª Taça dos Clubes Campeões Europeus disputado no Estádio Nacional, a 4 de Setembro de 1955, contra o Partizan de Belgrado. Foi 3 vezes internacional ‘A’: Alemanha, Escócia e Inglaterra.
Quando deixou Alvalade, ainda representou o Portimonense (1959-1961) e o Silves (1961-1962). É considerado, unanimemente, um dos melhores futebolistas algarvios de todos os tempos.
O escritor Neto Gomes dedicou-lhe um livro: ‘Manuel Caldeira: Ágil, Combativo e Decidido – Um Leão’.
Curriculum:
Nome: Manuel António Caldeira
Local de Nascimento: Vila Real de Santo António
Data de Nascimento: 14 de Dezembro de 1926
Início de Carreira no Sporting: 1950
Internacionalizações: 3
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
5 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal