Luisinho
Luis Carlos Ferreira (Luisinho) nasceu a 22 de Outubro de 1958, em Nova Lima (Brasil).
Natural do estado de Minas Gerais, iniciou-se nos escalões de formação do Vila Nova, mas foi no Atlético Mineiro que se notabilizou, realizando mais de 500 jogos ao serviço do ‘Galo’, fazendo parte de uma grande equipa que conquistou um hexa-campeonato mineiro, onde pontificavam grandes jogadores, como João Leite, Toninho Cerezo, Reinaldo e Eder.
Chegou, com naturalidade, à selecção brasileira, integrando a grande equipa que maravilhou os apaixonados do desporto-rei, no Campeonato do Mundo de 1982, disputado em Espanha, onde foi titular em todos os jogos, formando dupla com Óscar. No final dessa memorável, mas infeliz campanha para os brasileiros (a Itália sagrou-se campeã mundial), acabou por ser um dos sacrificados e encerrou assim a sua carreira de internacional com 34 jogos e dois golos marcados.
Chegou ao Sporting em 1989 já com 30 anos, mas rapidamente impôs a sua classe tornando-se no patrão da defesa leonina e ficando na memória dos Sportinguistas como um dos melhores defesas-centrais que passaram pelo Clube.
Em pleno período de ‘jejum’ leonino, o central brasileiro impôs os créditos de libero, função para a qual possuía todas as qualidades: era inteligente a avaliar cada situação, tinha velocidade para rectificar as imprecisões dos seus colegas, era elegante no desarme e eficaz quando saía a jogar. Luisinho antecipava as acções dos adversários e chegava sempre em melhores condições para ganhar os lances individuais.
Ao serviço do Sporting Clube de Portugal, único clube europeu que representou efectuou 98 jogos oficiais (82 dos quais a contar para o Campeonato Nacional) e apontou 4 golos: um dos mais importantes aconteceu em Bolonha (empate 1-1 na 1ª mão dos quartos-de-final da Taça UEFA de 1990/1991) que facilitou o acesso leonino à meia-final dessa competição, onde seria eliminado pelo poderoso Inter de Milão.
Regressou ao Brasil em 1992 para ainda vestir a camisola do Cruzeiro duas épocas.
Em 2005 foi eleito Secretário do Desporto e Lazer do seu estado-natal Nova Lima, e foi nessa condição que regressou a Lisboa e afirmou: ‘Tenho uma saudade imensa. Dos amigos, dos torcedores do Sporting… Aliás, já sonhei algumas vezes que estava chegando a Alvalade e era aplaudido pelos Sportinguistas. Quero aproveitar esta oportunidade para dizer aos torcedores que amo o Sporting e que tenho muitas saudades’. Em 2009 assumiu a Presidência de Vila Nova.
Curriculum:
Nome: Luis Carlos Ferreira (Luisinho)
Local de Nascimento: Nova Lima (Brasil)
Data de Nascimento: 22 de Outubro de 1958
Início de Carreira no Sporting: 1989
Internacionalizações: 34 (Brasil)
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
Não tem