Lourenço

João Lourenço nasceu, em Alcobaça, a 8 de Abril de 1942.
Oriundo da zona centro de Portugal, foi na Académica que começou a dar nas vistas, acabando por se transferir para o Sporting em 1964, onde permaneceu 8 épocas. Marcou 142 golos num total de 219 jogos oficiais. Por quatro vezes foi o melhor marcador da equipa leonina.
Estreou-se com a camisola verde-e-branca a 6 de Dezembro de 1964, em Évora, num jogo com o Lusitano local que terminou empatado 1-1, sob o comando técnico de Júlio Cernadas Pereira (Juca).
Teve a sua tarde de glória em pleno Estádio da Luz, quando a 7 de Outubro de 1965, marcou os quatro golos com que os leões derrotaram o seu eterno rival por 2-4, em jogo a contar para a 6ª jornada do Campeonato Nacional (época em que os leões conquistaram o título nacional). Lourenço é, desde esse dia, o único jogador mundial com um 'poker' ao Benfica, no Estádio da Luz. Foi um dia inesquecível: 'Podia ter feito à vontade uns sete ou oito golos', disse uns anos mais tarde.
Foi um matador quando os matadores ainda não tinham sido inventados no léxico do futebol, com um fantástico instinto pelo golo. Dava gosto de ver jogar João Lourenço, mais gosto ainda observar como ele e Figueiredo se entendiam de olhos fechados sabendo cada um onde o outro estava e o que ia fazer.
Não chegou a ser internacional, embora os seus méritos de goleador fossem reconhecidos (apenas foi internacional nas categorias de Juniores, Esperanças e BB). Um mistério, como tantos, no futebol nacional.
Nas competições europeias, foi durante largos anos o melhor marcador da história leonina (com 18 anos), até ser igualado por Manuel Fernandes e mais tarde superado por Liedson, que no entanto fizeram mais jogos do que ele.
Encerrou a sua carreira no Sporting em 1972.
Curriculum:
Nome: João de Matos Moura Lourenço
Local de Nascimento: Alcobaça
Data de Nascimento: 8 de Abril de 1942
Início de Carreira no Sporting: 1964
Internacionalizações: 0
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
2 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal