Juca
Júlio Cernadas Pereira (Juca) nasceu a 13 de Janeiro de 1929, em Lourenço Marques (Moçambique).
Começou a jogar futebol no Sporting de Lourenço Marques, curiosamente na posição de guarda-redes: ‘Parecia ter encontrado o meu lugar mas o treinador, vendo que não tinha defesas centrais e dispunha de mais guarda-redes, um deles o Costa Pereira, atirou-me para aquele lugar e o caso é que nunca mais saí dessa posição’.
Chegou a Lisboa com Mário Wilson, seu companheiro de viagem de Moçambique até à metrópole, e estreou-se na I Divisão pelo Sporting, contra o Lusitano de Vila Real de Santo António, em Outubro de 1949, num desafio que também abriu as portas do Campeonato a José Maria Pedroto.
Juca foi um jogador fino, elegante com extraordinária visão de jogo, preciosa lucidez e enorme qualidade de passe. Além de todo o virtuosismo, ficará para sempre na história do Sporting por ter sido o autor do primeiro golo no antigo Estádio José Alvalade, a 10 de Junho de 1956, numa partida amigável com a equipa brasileira do Vasco da Gama. Representou o Sporting durante nove épocas, até uma grave lesão terminar prematuramente com a sua carreira, quando tinha apenas 29 anos.
Ocupou-se, de imediato, da equipa de juniores. Em Outubro de 1961, na sequência da demissão de Otto Glória, Juca arrancou para 13 jogos sem perder, festejando, na última jornada, o título com uma vitória sobre o ‘eterno rival’ Benfica: Campeão Nacional aos 33 anos detém um recorde ainda por bater (Eriksson foi-o aos 35 anos e Mourinho com 40 anos). Conquistaria também a Taça de Portugal em 1962/1963, facto que permitiu ao Sporting disputar a Taça dos Vencedores das Taças que, como se sabe, viria a conquistar em 1963/1964, mas desta autoria sob o comando técnico do arquitecto Anselmo Fernandez, com o apoio de Francisco Reboredo.
Juca foi Seleccionador Nacional de futebol entre 1977-1978 e 1980-1982, falhando o apuramento para o Campeonato da Europa porque Portugal desperdiçou uma grande penalidade decisiva no último minuto. Voltou ao cargo máximo do futebol nacional em 1989, substituindo Artur Jorge.
No início dos anos 90 viria a ser Director-Técnico e Coordenador do Departamento de Futebol Juvenil do Sporting Clube de Portugal.
Homem bom e verdadeiro fazedor de amigos, veio a falecer a 11 de Outubro de 2007.
Curriculum:
Nome: Júlio Cernadas Pereira
Local de Nascimento: Lourenço Marques (Moçambique)
Data de Nascimento: 13 de Janeiro de 1929
Início de Carreira no Sporting: 1949
Internacionalizações: 6
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
5 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal