Jorge Vieira

Jorge Vieira nasceu, em Lisboa, a 23 de Fevereiro de 1898.

Reza a história que se tornou Sportinguista no dia do primeiro jogo entre o Sporting e o Sport Lisboa (mais tarde Benfica), a 1 de Dezembro de 1907. Naquele dia invernal, Jorge Vieira acompanhado pelos seus dois irmãos foi a pé de casa, no Dafundo, a Carcavelos, onde viu os leões vencerem por 1-2. Foi amor à primeira vista e logo que arranjou emprego nas oficinas da Imprensa Nacional, fez-se de imediato Sócio do Sporting Clube de Portugal, em 1910.

Representou o clube de Alvalade, dos infantis até aos seniores, envergando sempre com orgulho e a maior dignidade a camisola verde-e-branca. Com o início da I Guerra Mundial, o habitual lateral da primeira categoria, o britânico Stander foi mobilizado para o exército do seu país, abrindo assim uma vaga na ala esquerda: Jorge Vieira, com apenas 16 anos foi o escolhido! Terminou a carreira 18 anos depois, a 12 de Maio de 1932, precisamente com uma vitória frente ao ‘eterno rival’ Benfica por 1-0.

Desta forma, quando o Sporting Clube de Portugal ganhou o seu primeiro Campeonato de Lisboa, em 1915, Jorge Vieira já era titular e quando os leões se sagraram pela primeira vez Campeões de Portugal em 1923, era um dos pilares da defesa leonina.

Jorge Vieira tinha um bom jogo de cabeça, utilizava bem o corpo nos duelos individuais, sabia tratar a bola e exercia um peso extraordinário não só na equipa como também no jogo. Dotado de forte personalidade e intocável fair-play, Jorge Vieira foi considerado como o ‘capitão perfeito’ do Sporting e da Selecção Nacional (17 internacionalizações, 15 com a braçadeira), tendo comandado em campo a brilhante saga olímpica de 1928, em Amesterdão.

Paralelamente, era convidado a arbitrar jogos oficiais e particulares. Em 10 de Outubro de 1921, a Federação Espanhola pediu um árbitro português para dirigir um jogo internacional em Bilbau. O encontro suscitava grande interesse junto da ‘affición’ e Jorge Vieira foi escolhido para o dirigir, tornando-se assim no primeiro português (com 23 anos) a arbitrar um jogo internacional. Os espanhóis venceram a Bélgica por 2-0, com uma arbitragem correcta e imparcial.

Em Outubro de 1982, a UEFA entregou-lhe o ‘Diploma de Honra de Fair-Play’ devido aos enormes serviços prestados ao desporto-rei.

Jorge Vieira foi o atleta escolhido por Francisco Stromp para encarnar o espírito leonino e transportá-lo ao longo de todo o século XX: faleceu a 6 de Agosto de 1986 quando era o Sócio nº1 do Sporting Clube de Portugal, e foi nessa condição que exibiu o estandarte do Clube nas celebrações do 75º aniversário realizadas no Estádio José Alvalade, em 1981. Foi, igualmente, o primeiro associado da história do Clube a receber o emblema de 75 anos de filiação.

Curriculum:
   Nome: Jorge Gomes Vieira
   Local de Nascimento: Lisboa
   Data de Nascimento: 23 de Fevereiro de 1898
   Início de Carreira no Sporting (equipa principal): 1914
   Internacionalizações: 17

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Campeonato de Portugal
           5 Campeonatos de Lisboa