Jordão
Rui Jordão nasceu, em Benguela (Angola), a 9 de Agosto de 1952.
Iniciou-se no futebol no Sporting de Benguela, onde foi descoberto pelos grandes clubes de Lisboa. Chegou a ser falado para o Sporting, mas uma lesão contraída numa prova de atletismo em que foi vice-campeão nos 80 metros, e alguma hesitação da parte dos leões, permitiu a antecipação do Benfica.
Chegou a Lisboa como uma grande promessa, e não defraudou as expectativas. Representou a Selecção Nacional na Taça da Independência no Brasil (em 1972), onde marcou dois golos e ganhou o rótulo de 'Novo Eusébio'. Assim, foi com naturalidade que despertou a cobiça de clubes estrangeiros, transferindo-se para o Saragoça de Espanha por nove mil contos. Mas o que o esperava era o inferno, não se tendo adaptado. Regressou a Portugal no final do primeiro ano de contrato.
Apesar do interesse do Benfica, optou pelo Sporting, onde esteve 9 épocas (de 1977 a 1986), formando com Manuel Fernandes uma dupla temível. Logo no jogo de estreia com a camisola verde-e-branca, frente ao Vasco da Gama, apontou os dois golos do triunfo leonino por 2-1.
No total, marcou 187 golos em 279 jogos oficiais. Foi o melhor marcado do Campeonato Nacional em 1979-1980, com 31 golos marcados em 29 encontros disputados!
Na Selecção Nacional conquistou um lugar cativo, totalizando 43 internacionalizações (15 golos), com destaque para os dois que fez na meia-final do Campeonato da Europa de 1984, que Portugal perdeu para a França por 3-2, após prolongamento. É o segundo jogador português com a mais longa carreira de quinas ao peito: 16 anos entre a primeira e a última internacionalização.
Jordão foi um dos mais notáveis produtos da interminável fonte, que durante anos a fio forneceu dezenas de jogadores ao futebol português, com origem nas ex-colónias africanas. Avançado felino, muito rápido e ao mesmo tempo elegante e poderoso, foi um dos maiores goleadores da história do nosso futebol, onde deixou marcas só ao alcance dos melhores.
Em 1980 foi distinguido com o Prémio Stromp, na categoria 'Atleta Profissional'.
Após ter encerrado a sua carreira de futebolista (no Vitória de Setúbal, ao lado do seu amigo Manuel Fernandes), dedicou-se praticamente em exclusivo à formação nas artes plásticas, tornando-se um empenhado pintor e escultor.
Curriculum:
Nome: Rui Manuel Trindade Jordão
Local de Nascimento: Benguela (Angola)
Data de Nascimento: 9 de Agosto de 1952
Início de Carreira no Sporting: 28 de Agosto de 1977
Internacionalizações: 43
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
2 Campeonatos Nacionais
2 Taças de Portugal
1 Supertaça "Cândido de Oliveira"