Joaquim Carvalho
Joaquim Carvalho nasceu a 18 de Abril de 1937, no Barreiro, terra que vira também nascer João Azevedo e Carlos Gomes, outros ‘mostros’ das balizas. Carvalho esteve 40 anos ao serviço do Sporting Clube de Portugal, 12 dos quais como guarda-redes da equipa principal.
Em 1958, na festa de aniversário do Luso (equipa do Barreiro), na qual o Sporting foi convidado, Carvalho realizou uma exibição de luxo que viria a mudar a sua vida. Os responsáveis leoninos contrataram-no de imediato!
Foi um dos principais responsáveis pelo único título europeu do clube: a par de Fernando Mendes foi o único a realizar todos os jogos da Taça dos Vencedores das Taças que os leões conquistaram em 1964, permitindo-lhe receber 73 contos de prémio total. Um jornalista belga escreveu após o sucesso leonino: ‘O guarda-redes das luvas pretas tinha umas mãos compridas’.
A sua forte personalidade mostrou-se determinante em certos momentos, como no jogo da finalíssima em Antuérpia, em que deu dois estalos a Pérides para ‘lhe tirar o nervoso’, após este ter cometido um erro que poderia ter sido fatal para a equipa. Carvalho era também um homem sensível, como o atestam duas outras histórias: na mesma final da Taça dos Vencedores das Taças levou uma estátua de Santa Filomena para o proteger na baliza, e dois anos depois, quando foi Campeão Nacional, desfaleceu em campo no final da partida que decidiu o título.
Fez parte dos 22 ‘Magriços’ que conquistaram o 3º lugar no Campeonato do Mundo de 1966. ‘Foi graças a mim que estivemos no Mundial’ – sem falsas modéstias, Carvalho recordou desta forma o apuramento de Portugal na sequência de um empate com a Checoslováquia, a 31 de Outubro de 1965.
A sua passagem de testemunho no Sporting (terminou a carreira no Atlético) foi para um jovem bastante promissor na altura: Vítor Damas.
Foi distinguido com a Medalha de Mérito, com a Medalha da Cultura de Lisboa e com a Baliza de Prata.
Curriculum:
Nome: Joaquim da Silva Carvalho
Local de Nascimento: Barreiro
Data de Nascimento: 18 de Abril de 1937
Início de Carreira no Sporting: 1958
Internacionalizações: 6
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
3 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal
1 Taça dos Vencedores das Taças