João Morais
João Morais nasceu, em Cascais, a 6 de Março de 1935.
A história dos homens e das instituições muitas vezes assentam em factos fortuitos. A carreira de João Morais, o autor do golo mais importante da história do futebol leonino, é um bom exemplo disso.
O seu encontro com a história ocorreu em 1964, quando, após Hilário se ter lesionado frente ao Vitória de Setúbal a dois dias da partida para a final da Taça dos Vencedores das Taças, ouviu pelos altifalantes do antigo Estádio José Alvalade que se deveria apresentar com urgência para integrar a digressão à Bélgica. Cumpriu (a defesa esquerdo) o jogo da final diante do MTK de Budapeste, realizado em Bruxelas, que terminou empatado a três golos. No jogo da finalíssima, jogou como extremo-esquerdo no lugar do lesionado Dé, mas com a condição de marcar os cantos directamente. Quando estavam decorridos 19 minutos teve a oportunidade que aguardava. Dos seus pés a bola entrou directamente na baliza de Kovalik. Foi o único golo. O do triunfo. O "Cantinho do Morais" que seria cantado em músicas bem populares ficou para a eternidade.
À chegada a Lisboa, João Morais descreveu assim o seu golo: "Virei-me para o banco e confirmei se era eu. O técnico acenou-me que sim. Lá fui. Peguei na bola com jeitinho, disse-lhe umas palavrinhas amigas, dei-lhe um beijinho? Depois, mal senti o pé a bater nela fiquei logo com a sensação de que seria golo. Parece que o tempo parou ali. Observei a trajectória do esférico, vi o Figueiredo a correr para o primeiro poste e o guarda-redes atrás dele para interceptar a eventual cabeçada do desvio, mas o destino estava traçado. A bola passou por cima dos dois e acabou por entrar junto ao segundo poste. Foi a euforia total, ainda para mais porque o golo que ditou a vitória. Não foi um golo de sorte. Ao longo da minha carreira marquei mais uns quantos da mesma maneira.
Na Selecção Nacional somou 10 internacionalizações, tendo realizado 3 jogos na fase final do Mundial de 1966, realizado em Inglaterra.
João Morais era um jogador forte, rápido, tinha um pontapé espontâneo e uma resistência física impressionante. Passou 11 épocas em Alvalade, correspondentes a 255 jogos oficiais e 66 golos. Abandonou o Sporting em 1969, com 34 anos de idade, jogando ainda na África do Sul e no Rio Ave.
Faleceu a 27 de Abril de 2010, na cidade de Porto.
Curriculum:
Nome: João Pedro Morais
Local de Nascimento: Cascais
Data de Nascimento: 6 de Março de 1935
Início de Carreira no Sporting: 1954
Internacionalizações: 10
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
1 Taça dos Vencedores das Taças
2 Campeonatos Nacionais
1 Taça de Portugal