João Cruz

João Cruz nasceu, em Évora, a 31 de Outubro de 1915.

Cumprida a formação no Vitória de Setúbal, estreou-se com a camisola verde-e-branca em 1936 como extremo-esquerdo. O seu primeiro encontro de leão ao peito aconteceu a 11 de Outubro, diante do Carcavelinhos, no Campo Grande, jogo que terminou empatado a dois golos.

Representou o Sporting Clube de Portugal durante onze temporadas, tendo sido considerado um dos melhores extremos-esquerdos da história do futebol nacional. João Cruz tinha um drible fantástico e possuía uma enorme capacidade de remate, o que lhe permitiu tornar-se num dos maiores goleadores da história leonina: 149 golos em 277 jogos.

Em 1942/1943 (a sua época de ouro) apontou 17 golos em 18 jornadas do Campeonato Nacional. Fazia parte de uma memorável linha avançada, composta por Adolfo Mourão, Manuel Soeiro, Fernando Peyroteo e Pedro Pireza. Nessa mesma época desportiva, chegou a substituir o lesionado João Azevedo na baliza, num jogo frente ao 'eterno rival' Benfica. Não sofreu qualquer golo, nos 38 minutos em que esteve a defender as redes leoninas.

A partir de 1943 (com a chegada de Albano), João Cruz passou a ocupar outras posições na linha avançada dos leões, e a jogar menos à medida que virava a casa dos 30 anos. Concluiu a sua brilhante carreira em 1947/1948 com a conquista da Taça da Associação de Futebol de Lisboa.

Pela Selecção Nacional foi 10 vezes internacional. Marcou 3 golos, dois dos quais no jogo de estreia, disputado em Lisboa, a 9 de Janeiro de 1938, no qual Portugal cilindrou a Hungria por 4-0.

Faleceu a 7 de Julho de 1981, com 65 anos de idade.

Curriculum:
   Nome: João Pedro da Cruz
   Local de Nascimento: Évora
   Data de Nascimento: 31 de Outubro de 1915
   Início de Carreira no Sporting: 1936
   Internacionalizações: 10

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           3 Campeonatos Nacionais
           1 Campeonato de Portugal
           2 Taças de Portugal

        8 Campeonatos de Lisboa