Jardel
Mário Jardel nasceu, em Fortaleza (Brasil), a 18 de Setembro de 1973.
O furacão já tinha passado por Portugal, deixando marcas inesquecíveis, mas desviara-se para a Turquia, onde o Sporting o foi resgatar, um ano depois, ao inferno que estava a ser a sua passagem pelo Galatasaray. Mário Jardel regressou ao Campeonato Nacional com a camisola verde-e-branca mas com as qualidades de goleador totalmente intactas. No seguimento do que fizera nas Antas, o ponta-de-lança confirmou tratar-se de um fenómeno extraordinário, num jogador capaz de vencer qualquer adversário e ultrapassar todos os obstáculos.
Teve a sua estreia, a 8 de Setembro de 2001, à 4ª jornada do Campeonato Nacional, em Leiria (1-1), tendo apontado o único golo leonino nessa partida.
Logo na primeira época em Alvalade, sob o comando técnico de Laszlo Boloni, Mário Jardel acedeu à história leonina. O título ficou a dever-se, em grande parte, à sua produção esmagadora: em 30 jogos marcou 42 golos e tornou-se um herói indiscutível entre a família verde-e-branca. Em 2001-2002, ajudou igualmente a vencer a Taça de Portugal, apontando o golo do triunfo na final com o Leixões. O seu peso relativo numa época só pode ser comparado a Fernando Peyroteo (43 golos, em 1946-1947) e a Hector Yazalde (46 golos, em 1973-1974). Conquistou, nessa época, a sua 2ª Bota de Ouro Europeia.
No final da época 2001-2002, Mário Jardel despediu-se, convencido de que tinha a transferência garantida para um grande europeu. Mergulhado em problemas pessoais e afectado pela ausência da fase final do Mundial, o avançado brasileiro desviou-se do comportamento profissional que sempre tivera e perdeu quase todo o crédito que conquistara. Muito a custo, acabou por regressar, fragilizado, conflituoso e, em muitos casos, de cabeça perdida. Mesmo assim foi, o melhor marcador leonino em 2002-2003, com 11 golos no Campeonato Nacional.
Despediu-se do Sporting em conflito, mas com números impressionantes: 67 golos em 62 jogos oficiais, e com um parcial de 53 golos em 49 jogos do Campeonato Nacional. Em 6 épocas em Portugal, foi por 5 vezes o melhor marcador da prova, com um total de 183 golos marcados em 174 jogos.
Realizou o seu último jogo com a camisola leonina a 24 de Maio de 2003, contra o Vitória de Setúbal, no último encontro disputado no antigo Estádio José Alvalade. Transferiu-se, então, para o Bolton de Inglaterra, tendo posteriormente representado mais de 10 clubes, sem o menor sucesso.
Curriculum:
Nome: Mário Jardel de Almeida Ribeiro
Local de Nascimento: Fortaleza (Brasil)
Data de Nascimento: 18 de Setembro de 1973
Início de Carreira no Sporting: 2001
Internacionalizações: 10
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
1 Campeonato Nacional
1 Taça de Portugal