Inácio
Augusto Inácio nasceu, em Lisboa, a 1 de Fevereiro de 1955.
Realizou toda a formação em Alvalade, onde chegou com apenas 11 anos por inspiração do seu pai, António Inácio, que tinha jogado como avançado na CUF e era um grande Sportinguista. Percorreu todos os escalões da formação e manteve-se no Sporting Clube de Portugal até aos 27 anos, antes de rumar para o FC Porto em 1982.
Foi preciso voltar como treinador e com ele trazer o verdadeiro sentimento leonino, para que o longo jejum quebrasse, em 2000. A festa fez-se na última jornada, com vitória por 4-0 sobre o Salgueiros, na mesma cidade do Porto que o adoptara, e nela o primeiro pensamento de Augusto Inácio foi para o seu pai, entretanto falecido. A festa leonina espalhou-se, em segundos, por todo o Mundo!
Como jogador do Sporting, teve a sua estreia na equipa principal a 5 de Abril de 1975, na vitória 1-4 em Coimbra sobre a Académica, em jogo a contar para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal, sendo treinador o chileno Fernando Riera. Na época seguinte, e com Juca ao comando, Inácio passou a ser titular não como lateral-esquerdo, posição em que jogava o brasileiro Da Costa, mas sim à direita.
Um ano e meio depois chegava à Selecção Nacional (pela mão de Pedroto) para ocupar a posição de defesa-esquerdo em jogo no Chipre, a 5 de Dezembro de 1986. O recém-conquistado estatuto de internacional valeu-lhe, então, passar a jogar em Alvalade na sua posição preferida, a partir da qual ganhou duas Taças de Portugal e outros tantos campeonatos... até que chegou o momento de deixar Alvalade: o seu último jogo foi a conquista da Taça de Portugal de 1982, num categórico 4-0 ao Sporting de Braga, em pleno Estádio Nacional.
Augusto Inácio era um defesa em toda a acepção da palavra, canhoto, rápido sobre a bola, eficaz nas lutas individuais e senhor de um sentido posicional muitíssimo apurado. No cômputo geral de 7 épocas com o leão ao peito na primeira equipa, vestiu a camisola verde-e-branca em 205 jogos oficiais (7 golos marcados), 157 dos quais para o campeonato (5 golos). Enquanto jogador leonino actuou 4 vezes na Selecção – num total de 25 internacionalizações.
No final da época de 1988/1989 (aos 34 anos) abandonou a carreira de futebolista. Como treinador já representou, entre outros, o Rio Ave, Marítimo, Felgueiras, Chaves, Guimarães, Belenenses e o ‘seu’ Sporting Clube de Portugal do qual é associado desde 1972.
Curriculum:
Nome: Augusto Soares Inácio
Local de Nascimento: Lisboa
Data de Nascimento: 1 de Fevereiro de 1955
Início de Carreira no Sporting (equipa principal): 1975
Internacionalizações: 25
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
2 Campeonatos Nacionais
2 Taças de Portugal