Fernando Peres

Fernando Peres nasceu, em Algés, a 8 de Janeiro de 1943.

Produto das escolas de formação do Belenenses, deu nas vistas no Restelo e chegou a internacional, acabando por ingressar no Sporting no início da época 1965/1966.

Teve a sua estreia com a camisola verde-e-branca na 1ª jornada do Campeonato Nacional, diante do Lusitano de Évora. Os leões ganharam por 2-5 e Fernando Peres apontou dois golos. Os restantes três golos foram apontados pelo avançado Figueiredo. No Verão de 1966, no final de uma época onde contribuiu largamente para o título nacional (11 golos em 26 jogos) foi convocado para integrar a Selecção Nacional no Mundial de Inglaterra como suplente de Simões. Não actuou no grande palco e foi, desde então, um dos mais acérrimos críticos da opção de Manuel da Luz Afonso em não ter feito descansar os habituais titulares.

Fernando Peres passou 6 temporadas em Alvalade, no entanto, na época de 1968/1969 foi emprestado à Académica de Coimbra. No total dos encontros efectuados atingiu as 200 presenças e os 65 golos, com um parcial no Campeonato Nacional de 144 jogos e 40 golos. Era dono de um pé esquerdo fabuloso, uma visão de jogo prodigiosa e uma enorme capacidade para ser o pivot do jogo colectivo da formação leonina. Formou com Oliveira Duarte uma demolidora ala esquerda de ataque, que os Sportinguistas mais velhos jamais se esquecerão.

No final de 1971/1972, integrou a Selecção Nacional que esteve na MiniCopa, no Brasil, um Mundial em formato reduzido, com algumas das maiores potências da altura. Brilhou intensamente: perfeito no passe e com um remate fortíssimo, "carregou" a Selecção Nacional até à final, perdida diante do Brasil. As exibições foram tão boas que o Vasco da Gama avançou de imediato para a sua contratação.

Depois de penduradas as botas iniciou a carreira de treinador com algum sucesso, levando a União de Leiria pela primeira vez ao escalão principal do futebol português, e passando pelo Vitória de Guimarães, onde acabou por ser substituído por José Maria Pedroto. Em 1988, regressou a Alvalade, para ser adjunto de Pedro Rocha (no difícil período da Direcção de Jorge Gonçalves), acabando por sair com o treinador uruguaio, deixando a equipa sob o comando técnico de Vítor Damas, e prosseguindo a sua carreira em clubes de menor dimensão.

Curriculum:
   Nome: Fernando Peres da Silva
   Local de Nascimento: Algés
   Data de Nascimento: 8 de Janeiro de 1943
   Início de Carreira no Sporting: 1965
   Internacionalizações: 27

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           2 Campeonatos Nacionais
           1 Taça de Portugal