Carlos Gomes

Carlos Gomes nasceu a 18 de Janeiro de 1932, no Barreiro.

Nascido em casa do avô materno, sempre quis ser guarda-redes. Seduzido pelo carácter individualista do posto maldito, o jovem Carlos Gomes assistia aos jogos atrás da baliza do Barreirense, para aprender com o seu ídolo de infância, Francisco Silva, com quem viria a partilhar o balneário entre 1947 e 1950.

O sucessor de João Azevedo na baliza do Sporting fez história como um dos melhores guarda-redes portugueses de todos os tempos, tendo protagonizado uma das carreiras mais atribuladas do futebol nacional, muito por culpa da sua forte personalidade e irreverência.

Contratado ao Barreirense, estreou-se na baliza leonina aos 19 anos. Depressa se tornou ídolo dos Sportinguistas, e ao longo das épocas de leão ao peito somou títulos, multas e suspensões. A ligação ídolo-criança manteve-a viva para todo o sempre, valendo-se mesmo dela um dia quando, já guarda-redes do Sporting e da Selecção Nacional, entregou as luvas ao presidente leonino, que não queria deixar entrar dezenas de crianças que o veneravam – entre eles Vítor Damas.

Depois de se sagrar novamente Campeão Nacional em 1957/1958, descontente com a remuneração que auferia no Sporting, e após um largo ‘braço-de-ferro’ com o Presidente Góis Mota, transferiu-se para o futebol espanhol pela mão de Alejandro Scopelli, que o levou para Granada. Em Espanha conseguiu uma remuneração oito vezes superior à que auferia em Portugal. Os leões receberam um milhão de pesetas!

Procurado pela PIDE na fase final da sua carreira, fugiu para o Norte de África onde obteve o estatuto de refugiado político, tendo jogado no clube da polícia de Tânger (Marrocos).

Só voltou a Portugal em 1983 mas optou por viver em Viena de Áustria quase até aos seus últimos dias: viria a falecer a 17 de Outubro de 2005, no Barreiro, vítima de doença prolongada.

Curriculum:
   Nome: Carlos António do Carmo Costa Gomes
   Local de Nascimento: Barreiro
   Data de Nascimento: 18 de Janeiro de 1932
   Início de Carreira no Sporting: 1950
   Internacionalizações: 18

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           5 Campeonatos Nacionais
           1 Taça de Portugal