Carlos Canários
Carlos Canário nasceu a 10 de Fevereiro de 1918, em Portalegre.
Iniciou-se no clube da sua terra e foi contratado pelo Sporting Clube de Portugal em 1938: o seu primeiro jogo foi contra o Carcavelinhos (da fusão deste clube com o União de Lisboa resultou, anos mais tarde, o Atlético), sendo que os leões golearam por 7-1. Foi a 13 de Novembro de 1938 e Carlos Canário marcou um dos golos. Era treinador o húngaro Joseph Szabo.
Habilidoso com a bola nos pés e possuidor de uma técnica individual fantástica, Carlos Canário era a placa giratória da equipa dos ‘Cinco Violinos’. Da sua visão prodigiosa e execução perfeita nasceram grande parte dos movimentos de ataque da equipa leonina, principalmente aqueles que tiveram Jesus Correia como protagonista – o extremo que dava velocidade às sinfonias dos violinos, dizia mesmo que só precisava de correr porque a bola aparecia-lhe sempre à frente.
Carlos Canário envergou a camisola verde-e-branca durante 14 épocas (entre 1938 e 1952), apresentando a contabilidade de 197 jogos e 26 golos no Campeonato Nacional, de um total de 421 jogos e 95 golos em todos os embates de leão ao peito.
Em 1951 decidiu colocar um ponto final na sua carreira de jogador, tendo realizado a sua festa de despedida a 2 de Setembro. A pouca utilização por parte do técnico Randolph Galloway levou-o a tomar essa atitude aos 33 anos, que acabou por ser protelada durante algum tempo. O necessário para que o seu colega de equipa Juca pudesse regressar à competição: o seu amor ao clube de Alvalade fê-lo aceitar esta última tarefa.
Faleceu a 7 de Setembro de 1990.
Curriculum:
Nome: Carlos Augusto Ribeiro Canário
Local de Nascimento: Portalegre
Data de Nascimento: 10 de Fevereiro de 1918
Início de Carreira no Sporting: 1938
Internacionalizações: 10
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
7 Campeonatos Nacionais
3 Taças de Portugal
5 Campeonatos de Lisboa