António Oliveira
António Oliveira nasceu 10 de Junho de 1952, em Penafiel.
Foi um dos melhores jogadores portugueses e, muito provavelmente, um dos mais deslumbrantes artistas à escala europeia. Depois de uma vida passada ao serviço do FC Porto (10 épocas como sénior), saiu para o Bétis de Sevilha, em 1980/1981, que lhe ofereceu 36 mil contos de prémio de transferência, oito mil de luvas e um ordenado de 60 mil pesetas. Valores que não chegou a receber na totalidade porque a experiência correu mal. Ainda nessa época regressou a Portugal, para representar o clube da sua terra (o Penafiel) onde recuperou a alegria pelo jogo.
Chegou a Alvalade no Verão de 1981 e teve a sua estreia na 1ª jornada, diante do Belenenses no dia 22 de Agosto. Os leões empataram a dois golos num jogo marcado por 5 expulsões! Na sua primeira época realizou 24 das 30 partidas do Campeonato Nacional (que os leões haveriam de vencer) tendo apontado 12 golos. Formou com Manuel Fernandes e Jordão um trio de antologia que produziu espectáculo, golos com fartura e inventou momentos de genialidade artística.
Na época seguinte (1982/1983) assumiu o cargo de treinador-jogador. A 29 de Setembro, incluiu-se a si próprio no onze para defrontar o Dínamo de Zagreb, na primeira eliminatória da Taça dos Clubes Campeões Europeus. Horas depois de ter conhecimento da morte do seu pai, Oliveira entrou em campo e rubricou uma das mais espectaculares exibições da sua brilhante carreira: o Sporting venceu por 3-0 com um ‘hat-trick’ da sua autoria. No entanto, o seu percurso como treinador-jogador não foi brilhante e regressou (com a contratação do técnico checo Josef Venglos) à simples condição de futebolista.
António Oliveira tinha um talento excepcional: o seu futebol era feito de engano, drible, passes milimétricos e golos. A 22 de Março de 1985, e após quatro épocas de leão ao peito, decidiu abandonar o clube, onde realizou um total de 93 jogos e 37 golos.
Na época 1985/1986, já ao serviço do Marítimo, abandonou em definitivo a carreira de jogador para passar a ser em exclusivo treinador, tendo mesmo chegado (anos mais tarde) ao cargo de seleccionador nacional.
Curriculum:
Nome: António Luís Alves Ribeiro de Oliveira
Local de Nascimento: Penafiel
Data de Nascimento: 10 de Junho de 1952
Início de Carreira no Sporting: 1981
Internacionalizações: 24
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
1 Campeonato Nacional
1 Taça de Portugal