Anselmo Fernandes

Anselmo Fernandez nasceu em Lisboa a 21 de Agosto de 1918 e faleceu a 19 de Janeiro de 2000, em Madrid, aos 81 anos de idade.

Aos 16 anos, em 1933, iniciou a carreira de futebolista no Sporting, mas uma apendicite afastou-o da equipa principal dos «leões», na altura treinada por Joseph Szabo, e aos 27 anos de idade deixou definitivamente o futebol para se dedicar ao râguebi. No âmbito do desporto ainda se dedicou à arbitragem e ganhou um prémio incluído na equipa do juíz internacional Joaquim Campos.

Em 1962 estreou-se como treinador do Sporting, vindo curiosamente a substituir Szabo. Arquitecto de profissão, Anselmo Fernandez tinha um estilo de treino muito próprio, tendo sido o primeiro técnico a recorrer aos vídeos para que os seus jogadores pudessem visionar as equipas adversárias.

Em 1964, Anselmo Fernandez e a equipa por ele orientada fizeram história no futebol nacional, ao conquistarem a Taça das Taças, feito único em Portugal. Nessa época, o «arquitecto» como era carinhosamente chamado, veio substituir Gentil Cardoso, o treinador brasileiro que estava à frente da equipa do Sporting.

Durante todo o tempo que treinou a equipa «leonina» a caminho da conquista do "sonho" em Antuérpia, Anselmo Fernandez não quis receber um tostão que fosse do clube. No entanto, quando Brás Medeiros assumiu a presidência do Sporting, Jaime Duarte decidiu propor-lhe um contrato oficial, mas a sua forte personalidade marcava-o em certos momentos: «ofereceram-me 15 contos por mês, valor que, naquela altura, era baixo para um treinador, sobretudo depois da vitória na Taça das Taças. Só recebi um mês, já que na época seguinte após a vitória por 4-0 sobre o Bordéus demiti-me, porque antes desse jogo o vice-presidente Pereira Silva decidiu enviar aos emigrantes em França uma carta de captação de simpatias, com as assinaturas de 11 jogadores. Leu a carta, ao almoço, embevecido, perguntou-me a opinião, disse-lhe que a ideia era gira, mas que achava que, por enquanto, ainda era eu o treinador, não percebendo, por isso,  porque estavam lá aqueles 11 nomes e não outros. Ganhámos e...em Lisboa, demiti-me. Nunca mais voltei ao Sporting...».

Mais tarde, já treinador da CUF, o destino traiu-o num acidente de viação, ficando às portas da morte. Foi sujeito a uma delicada operação ao cérebro, pelo dr. Vasconcelos Marques, famoso neurocirurgião de Salazar, lutou como um desalmado contra a morte e conseguiu vencê-la.

Anselmo Fernandez foi ainda um dos responsáveis, em parceria com Sá da Costa, pelos projectos de construção do Estádio José Alvalade, pelos quais não aceitou qualquer tipo de remuneração.

Como arquitecto projectou ainda a construção do Hotel Tivoli, da Reitoria da Universidade, das Faculdades de Letras e de Direito de Lisboa.

Curriculum:
   Nome: Anselmo Fernandez
   Local de Nascimento: Lisboa
   Data de Nascimento: 21 de Agosto  de 1918
   Início de carreira no Sporting: 1962/63

   Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
           1 Taça das Taças (1963/64)