Álvaro Cardoso
Álvaro Cardoso nasceu a 14 de Janeiro de 1914, em Setúbal.
Iniciou-se nas escolas de formação do Vitória de Setúbal e aos 18 anos atingiu a primeira equipa, substituindo Joaquim Ferreira, outro jogador que se notabilizou de leão ao peito. Formava, então, com Silva a dupla de ‘beques’ como se dizia na altura, quando o Benfica mandou um emissário a Setúbal para contratá-lo, mas o homem confundiu-se e acabou por levar o seu companheiro de defesa, permitindo assim que o Sporting garantisse o concurso de Álvaro Cardoso a troco de cinco mil escudos.
Em 1938, este setubalense com 24 anos chegava a Alvalade, onde iria actuar durante 10 épocas num total de 318 jogos com a camisola leonina.
Após o abandono de Rui Araújo herdou a braçadeira, ficando para a história como o capitão da célebre equipa dos ‘Cinco Violinos’: um verdadeiro patrão da defesa! Robusto na marcação, intransponível nos lances aéreos e rápido a desarmar é, indiscutivelmente, uma referência da história centenária do Sporting Clube de Portugal.
Estreou-se na Selecção Nacional dois dias antes de completar 27 anos num particular com a Espanha, decorria o ano de 1941. Seis anos depois, na sequência da humilhante derrota por 10-0 com a Inglaterra chegou a ser suspenso por seis meses pelas autoridades federativas e políticas.
Cumprida a suspensão decretada, o ‘grande capitão’ regressou ao activo a meio da época 1947/1948, ainda a tempo de ajudar o Sporting a conquistar a ‘dobradinha’. Despediu-se do futebol no Estádio Nacional (vitória 3-1 ao Belenenses) erguendo a Taça de Portugal e anunciando o fim da sua carreira de jogador aos 34 anos, revelando então alguma mágoa perante as injustiças de que fora alvo.
Pouco tempo depois de ter pendurado as botas, regressou a Alvalade para ser o adjunto de Randolph Galloway, com quem formou uma dupla de sucesso. Antes de se afastar definitivamente do futebol, ainda chegou a treinar a CUF, mas por pouco tempo: cansado das negociatas, virou as costas ao futebol para sempre.
Faleceu a 28 de Maio de 2004.
Curriculum:
Nome: Álvaro Cardoso da Silva
Local de Nascimento: Setúbal
Data de Nascimento: 14 de Janeiro de 1914
Início de Carreira no Sporting: 1938
Internacionalizações: 13
Títulos conquistados ao serviço do Sporting:
4 Campeonatos Nacionais
4 Taças de Portugal
5 Campeonatos de Lisboa