Introdução

                                

O Museu Mundo Sporting situado no 1º andar do Estádio José Alvalade (entrada pelo Hall Vip/Porta TMN, junto ao Edifício Visconde de Alvalade) foi inaugurado a 31 de Agosto de 2004.

A cerimónia de inauguração presidida por António Dias da Cunha (Presidente do Sporting Clube de Portugal) contou com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carmona Rodrigues, que percorreu os 1.000 metros quadrados (divididos por 8 áreas distintas), onde se juntam centenas de objectos pessoais de atletas, quase duas mil fotografias e cerca de cinco mil taças e troféus.

"Lisboa tem, a partir de hoje, mais um grande museu. Este era um espaço que o Sporting merecia, de forma a retratar fielmente um clube de grandes compromissos, grandes feitos e de grande envergadura desportiva e social", afirmou Carmona Rodrigues.

Pelo lado leonino, Mário Casquilho, o historiador com mais de vinte anos dedicados à história do Sporting Clube de Portugal disse: "Foi um trabalho exaustivo e gratificante e gostava de recordar aqui todos aqueles que, sem sequer me conhecerem, não hesitaram em confiar objectos pessoais, ou familiares, que engrandeceram as vitrines deste novo museu".

Ao nível histórico, o Museu Mundo Sporting é, no século XXI, o sucessor da primeira sala de taças instalada na Sede da Rua do Passadiço e, posteriormente, da sala de troféus e relíquias desportivas criada na década de noventa no antigo Estádio José Alvalade, durante a presidência de José Sousa Cintra.

Neste espaço único para todos os desportistas (mas particularmente para os Sportinguistas) irá viver mais de 100 anos de uma história ímpar a nível nacional e internacional.

Todos os visitantes poderão ver a histórica medalha do SC Belas, de 1902, os cunhos originais dos dois primeiros emblemas do Sporting Clube de Portugal, de 1907 e 1913, a bicicleta de Joaquim Agostinho, o stick de António Livramento, a camisola e sapatilhas com que Carlos Lopes ganhou a maratona olímpica, a bola da noite mágica de 18 de Março de 1964 da célebre goleada de 5-0 ao Manchester United, a bola do jogo em que a equipa de hóquei em patins se sagrou campeã europeia em 1977, camisolas e objectos célebres de jogadores campeões, e sobretudo ver contada a história do Sporting, desde a pré-fundação até aos dias de hoje.

Por outro lado, os visitantes podem ver filmes e fotografias sobre os grandes momentos do Clube, ouvir um relato de Artur Agostinho do tempo dos ‘Cinco Violinos’ (de uma grande vitória leonina sobre o Benfica por 5-1) e, terminar a sua visita  com um emocionante filme sobre a vida do Sporting Clube de Portugal numa pequena sala de cinema para a qual se entra como se fosse para o relvado do Estádio.

Os verdadeiros desportistas e, sobretudo os Sportinguistas não devem privar-se deste banho de cultura e orgulho leonino que é a visita ao Museu Mundo Sporting.